REDES DE SABERES NA MATEMÁTICA E NA INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS:

ESCOLA E UNIVERSIDADE EM CONEXÃO

Este projeto se configura como uma investigação-ação que procura criar uma rede de cooperação entre a universidade e a escola. Concentra-se nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática, objetivando contribuir para a qualificação das práticas e abordagens metodológicas realizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como foco de estudo, foram selecionadas as escolas do município de Rio Grande que apresentaram os maiores e menores desempenhos no IDEB. As ações articuladas se dirigem na troca de saberes entre essas escolas e professores através de redes de cooperação na qual partilham as boas práticas e modelos de gestão existentes. O projeto já realizou seminários de discussão, visitas guiadas de estudantes dos anos iniciais na universidade, a inserção de estudantes de mestrado, doutorado e graduação na rotina escolar, bem como rodas de formação com professores da rede pública, cursos de extensão, atividades de pesquisa, etc. Foram produzidos artigos para revistas científicas nas áreas de Ensino de Ciências e Matemáticas, participação em eventos nacionais e internacionais. Destacam-se como principais temáticas destas produções as discussões sobre os materiais pedagógicos no Ensino de Matemática, os Projetos de Aprendizagem no Ensino de Ciências e a organização e gestão dos Conselhos Escolares.

ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE:

PROVOCAÇÕES À AÇÃO DOCENTE EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS

O objetivo do projeto "Ensino de Ciências e formação docente: provocações à ação docente em tempos contemporâneos" é promover a formação inicial e continuada deprofessores frente ao Ensino de Ciências, tanto nos anos inicias do Ensino Fundamental, quanto nos anos finais deste nível de ensino. Pretende-se discutir questões referentes aos conhecimentos a serem desenvolvidos por estes professores nas escolas de Educação Básica da cidade do Rio Grande e região sul do Rio Grande do Sul.
Sendo assim, os Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Ambiental são parceiros fundamentais na realização deste projeto. Além disso, estaremos dando continuidade às ações de desenvolvimento do currículo de diferentes licenciaturas via ação conjunta com os professores em exercício na área de Ciências, mestrandos, doutorandos e licenciandos.
O desenvolvimento curricular dessas áreas científicas será via planejamento de ações docentes e execução de projetos de pesquisa potentes para pensar temáticas importantes para formação continuada de professores do ensino de ciências da Educação Básica, contribuindo com a sua alfabetização científica.
No âmbito do projeto são desenvolvidos os seguintes subprojetos:

Projeto 1: Educação em Ciências e Mídias: problematizando discursos de professores do Ensino de Ciências

Responsável: Profa. Dra. Paula Corrêa Henning

Projeto 2: Experimente!!! Investigando e discutindo atividades experimentais na Educação Básica

Responsável:
Profa. Dra. Paula Regina Costa Ribeiro