REDES DE SABERES NA MATEMÁTICA E NA INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS:

ESCOLA E UNIVERSIDADE EM CONEXÃO

Este projeto se configura como uma investigação-ação que procura criar uma rede de cooperação entre a universidade e a escola. Concentra-se nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática, objetivando contribuir para a qualificação das práticas e abordagens metodológicas realizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como foco de estudo, foram selecionadas as escolas do município de Rio Grande que apresentaram os maiores e menores desempenhos no IDEB. As ações articuladas se dirigem na troca de saberes entre essas escolas e professores através de redes de cooperação na qual partilham as boas práticas e modelos de gestão existentes. O projeto já realizou seminários de discussão, visitas guiadas de estudantes dos anos iniciais na universidade, a inserção de estudantes de mestrado, doutorado e graduação na rotina escolar, bem como rodas de formação com professores da rede pública, cursos de extensão, atividades de pesquisa, etc. Foram produzidos artigos para revistas científicas nas áreas de Ensino de Ciências e Matemáticas, participação em eventos nacionais e internacionais. Destacam-se como principais temáticas destas produções as discussões sobre os materiais pedagógicos no Ensino de Matemática, os Projetos de Aprendizagem no Ensino de Ciências e a organização e gestão dos Conselhos Escolares.