As ações históricas do CEAMECIM – Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – têm por base princípios de cooperação, interação, reflexão e construção pedagógica, atuando na formação de professores de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul.

Em 1981, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG foi criado o “Clube de Ciências” que tinha como objetivo inicial fazer um trabalho de entrosamento entre os alunos da Licenciatura de Ciências com a realidade do ensino, porém não vinculado ao ensino tradicional, senão a vivência de experiências inovadoras. Por sua vez, se propunha a motivar os alunos da comunidade escolar para a aprendizagem de Ciências.

 

Num dia de intensíssima chuva, em junho de 1981, ante um chamado para participar de um “Clube de Ciências” da FURG, fomos literalmente assaltados por quase 400 crianças das escolas da comunidade, motivadas pela oportunidade de realizar atividades inovadoras de ciências. Lembramos também o difícil que foi selecionar só 60 de aquele número que nossa inexperiência não nos tinha permitido prever. Essa experiência inicial foi muito motivadora e também fez aprender que tínhamos que chamar aos professores/as e construir de forma conjunta às mudanças na sala de aula. (Copello Levy, Anais do II encontro Professores de Ciências, 2001)

 

Cartaz divulgado nas escolas, 1981

 

A partir do resultado desse trabalho, ficou evidente a necessidade de aprofundar ações com professores de Ensino Fundamental e Médio, incidindo em sua formação continuada, assim como intensificar a conexão dessa experiência extra-classe com as aulas regulares de formação inicial dos alunos de graduação. É assim que, no ano de 1982, o Clube de Ciências dá origem ao SAMECI (Serviço de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências). Este Serviço adquire os primeiros materiais e equipamentos através da aprovação de um Projeto no Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Região de Fronteira do Brasil com o Uruguai - PRODERF.

Depois de transcorrida um pouco mais de uma década de atuação as ações passam a envolver ativamente projetos de pesquisa, ensino e extensão. Este processo de maturidade traz como consequência o entendimento que SAMECI, deveria passar ter o status de um centro, e se configura o: CEAMECI (Centro de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências).

Desde 1985, apoiados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Sub-Programa para o Ensino de Ciências (PADCT-SPEC), as Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul comprometidas com a formação de professores de ensino de ciências, iniciam atuações conjuntas. Primeiro através do Sub-Projeto para a Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática - SUMECIM, projeto conjunto de preparação de lideranças que tinha como objetivo desencadear processos inovadores na formação dos professores, inicial e continuada. Através da Rede ACOMECIM - Ação Conjunta para a Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática, continua e amplia esse processo inicial. Neste contexto, o grupo do CEAMECI, participa de forma muito intensa.

Vinculado aos projetos do PADCT-SPEC, a equipe do CEAMECI se envolve ativamente no processo de formação inicial do professorado de Ciências e lidera a reformulação da Licenciatura Curta em Ciências dando origem a Licenciatura Plena. Esta Licenciatura inicia a formação de professores a partir do ano 1990.

Na década de 90, o CEAMECI continua seu trabalho vinculando-se principalmente com atividades extensionistas e de ensino através da criação de um “Museu Interativo de Ciências”, edição de um jornal e programa de rádio e eventos como a “Gincana de Ciências e Matemática” e “As quintas com a Matemática”.

No ano de 1996, o Centro de Estudos e Apoio ao Ensino de Matemática – CEAEM, que já desenvolvia algumas ações integradas com o CEAMECI, passa a atuar em conjunto com o mesmo buscando a melhoria do ensino de Ciências e Matemática. Desta forma, constitui-se o Centro de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática – CEAMECIM.

Nesta época também é importante destacar o envolvimento do CEAMECIM no Programa PROCIÊNCIAS (CAPES-FAPERGS) desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul, possibilitando todo um conjunto de novas vivências e experiências na formação permanente de professores.

Desde 1998 integrantes do Centro passaram a atuar no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG na linha de pesquisa “Currículo e Formação de Professores” e o CEAMECIM passou a ser identificado como um dos Núcleos de Ação deste Programa. A incorporação dos pressupostos da Educação Ambiental como eixo integrador do currículo escolar, o objetivo de pesquisar a ambientalização do currículo de ciências e matemática, e modelos de formação inicial e continuada de professores que incluam a dimensão ambiental, levaram a que o CEAMECIM, sem abrir mão de seus anteriores objetivos, passe, desde início do ano de 2002, a incorporar estes objetivos da Educação Ambiental e, consequentemente, adapte sua denominação para “Centro de Educação Ambiental em Ciências e Matemática”.

Com a intenção de integrar os segmentos escola, comunidade e universidade o grupo do CEAMECIM realizou o projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica – ESCUNA. Este projeto foi estruturado em uma prática metodológica investigativa aliada aos recursos tecnológicos digitais e se constituiu inicialmente em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG, a Prefeitura Municipal do Rio Grande e o órgão de financiamento Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Após a Companhia Petroquímica do Sul (COPESUL), através do apoio social às comunidades onde estão inseridos seus polos, agrega-se como parceira no Projeto, contribuindo com a doação de equipamentos para as escolas e para a universidade visando a melhorar as condições físicas para a formação dos professores. O ESCUNA teve por objetivo formar professores para trabalhar com a metodologia de projetos de aprendizagem a fim de romper as barreiras disciplinares existentes na escola e possibilitar, assim, um trabalho interdisciplinar. Também propôs a inserção da comunidade escolar no âmbito das tecnologias, oportunizando aos alunos, professores e comunidade escolar simulações de situações reais, interações remotas e consulta a diferentes fontes de informação pelo acesso a sistemas computacionais e à Internet, bem como a democratização e socialização dos conhecimentos produzidos na rede de interações escolares, visando à constituição de comunidades de aprendizagem para além das fronteiras da escola.

O CEAMECIM, no ano de 2006, passa a integrar a Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, através do Curso de “Memórias e aprendizagens: a constituição dos sujeitos/corpos”, que foi oferecido para professores e alunos do Ensino Médio. O curso tinha como objetivos: discutir as implicações de processos biossociais na constituição das memórias e aprendizagens e das identidades; pensar as implicações das práticas escolares na constituição de subjetividades e interrogar as estratégias de ensino e de avaliação; problematizar as noções de corpo: pré-determinado na herança genética e/ou histórica ou como pura fisiologia, sem relação com o meio onde vive, os lugares por onde transita, as maneiras como vive e convive.

Em 2007, passamos a integrar a Rede através de diversas ações como “Oficina de Papel Reciclado” para professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio e também o “Curso Saberes docentes em diálogo: (re)construindo a prática pedagógica”, ministrado para professores de Ciências do Ensino Fundamental. Dentre outras ações, desenvolvemos e produzimos recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, tais como jogos, cartazes, modelos anatômicos do corpo humano em papel reciclado, coleção biológica em resina etc., que estão disponibilizados na Central de Empréstimos do CEAMECIM, bem como foram organizados Ambientes Virtuais como: Mathemolhes (www.ceamecim.furg.br/mathemolhes e Caminho das Águas (www.ceamecim.furg.br/caminhodasaguas).

Em 2008, a CAPES aprovou o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde, em associação ampla com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria. O percurso histórico do CEAMECIM foi de suma importância na aprovação desse Programa e, desta forma, os vínculos com as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro se fortaleceram através de seus pesquisadores que atuam nesse Programa de Pós-Graduação.

Neste sentido, as ações da Rede Novos Talentos se intensificaram com a criação do PPG Educação em Ciências, podendo destacar a organização e publicação de dois livros “Papel Recicle essa Idéia” e “Sexualidade e Escola: compartilhando saberes e experiências”, direcionados aos professores da Educação Básica. Além disso, As atividades de produção de recursos didáticos se ampliaram, como o aperfeiçoamento da técnica de emblocamento em resina, o que permitiu a produção de blocos com outros grupos de animais até então não utilizados e a confecção de outros diferentes moldes ou modelos em papel reciclado, bem como a possibilidade de continuarmos a oferecer cursos para alunos e professores.

Nesse mesmo ano, o grupo de pesquisadores do CEAMECIM que atuam nos dois Programas de Pós-Graduação, tiveram aprovados os seguintes projetos: Programa de Incentivo Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, Observatório da Educação, Prodocência e Programa Institucional de Pós-Graduação – REUNI. Os mesmos têm em suas ações propostas de desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino dos cursos de graduação e melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica.

As ações na Rede Novos Talentos se ampliaram no ano de 2009 na FURG com a participação de dois novos grupos que atuam no Ensino de Matemática – Profa. Dra. Débora Laurino - e no Ensino de Biologia - Profª Drª Gilma Santos Trindade. Nesse ano, organizamos o livro “Ecos do Sul: conhecer os ecossistemas costeiros é tri-legal” – lançado em 2010 na feira do livro da FURG - e os cursos: “A importância de hábitos saudáveis para a promoção da saúde: o sol e as radiações ultravioletas”; “Saberes docentes em diálogo” e Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Essa parceria entre os três grupos possibilita várias ações, das quais destacamos o oferecimento, em julho deste ano, do curso “A importância de hábitos saudáveis para a promoção da saúde: o sol e as radiações ultravioletas” para alunos do Ensino Médio, o curso “Experimente!!! para licenciandos em Biologia e também em agosto deste ano o curso intitulado “Problematizando e Integrando o Ensino de Matemática e Física na Educação Básica”.

A elaboração de propostas curriculares e materiais didáticos para a sala de aula, articulado as pesquisas e publicações do grupo de formação de professores CEAMECIM, têm qualidade reconhecida e constitui-se em canais facilitadores e propulsores de melhoria do ensino e da formação nas áreas que o projeto estará envolvido: Ciências Naturais, Biologia, Física e Matemática.

 

Equipe do Ceamecim

 
Aline Machado Dorneles
 
 Ana Laura Salcedo de Medeiros 
 
Daniel Silveira
  
 
Fabiana Loréa Paganini Stein
Currículo lattes
fabianastein@furg.br
 
 
 
 Gisele Ruiz Silva 
 

João Alberto Silva
Currículo lattes
joãoopiaget@gmail.com
 
 
 
 
 
Paula Regina Costa Ribeiro
Currículo lattes
pribeiro@vetorial.net
 
 
 
 
Tiago Dziekaniak Figueiredo
 
 
Estagiária:
Janes Specht Marchand da Silva 

 

 

 

 

 

1- Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental, Ciências e Matemática com atuação direta dos professores em Programas de Pós-Graduação tais como: Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (mestrado e doutorado); Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde (mestrado e doutorado); Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação; Curso de Especialização em Matemática. Neste núcleo atuam os Grupos de Pesquisa: CEAMECIM, Sexualidade e Escola -GESE e Educação à Distância e Tecnologias, Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências – NUEPEC e Grupo de Pesquisa em Michel Foucault.

 

2- Núcleo de Formação de Professores com atividades interdisciplinares envolvendo professores da educação básica na área de Ciências e Matemática com o objetivo de fundamentar teoricamente as ações pedagógicas desses docentes além de contribuir para melhorar as condições de aprendizagem dos estudantes da rede básica de educação e ambientalizar a escola. Torna-se fundamental a ação da universidade no apoio para que os professores se tornem agentes reflexivos assumindo a responsabilidade das mudanças no seu fazer docente.

 

3- Núcleo de Educação a Distancia em Ciências e Matemática procura implementar o uso das tecnologias da informação e comunicação, gerando espaços interdisciplinares para a educação inicial e continuada dos professores visando a inserção e o uso de novas tecnologias no contexto escolar buscando constituir comunidades virtuais de aprendizagem. O núcleo tem por objetivo estudar formas de incorporação e de avaliação das tecnologias na prática pedagógica, e desenvolver pesquisas nesta área contribuindo para o aprimoramento de iniciativas de Educação à Distância na FURG ou de projetos multi-institucionais de interesse, bem como para a melhoria do ensino, na própria instituição, através do uso de tecnologias.


4- Núcleo de Recursos Didáticos atua na elaboração e uso cooperativo de materiais para ações de ensino e pesquisa educativa na universidade e nas escolas da rede de educação básica. O material produzido no CEAMECIM se destina a circular, na forma de empréstimo, entre os professores da rede de ensino e alunos das licenciaturas da FURG através de uma Central de Empréstimo com aproximadamente 4000 sócios. O acervo da Central possui recursos didáticos e uma biblioteca setorial com um importante acervo de livros e revistas nas áreas de educação, matemática, ciências, dentre outras áreas.

 

5- Núcleo de Eventos possibilita a disseminação dos trabalhos e pesquisas realizadas. Os distintos eventos que o CEAMECIM organiza ou participa estão marcados pela intenção de inserção na comunidade e se constituem na oportunidade de encontro e trabalho com professores ou participação em encontros que nos permitam que a comunidade do município conheça o CEAMECIM.

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