SABERES DOCENTES EM DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM REDE - Observatório da Educação/CAPES

 

    O CEAMECIM, e os Programas de Pós-Graduação (Educação em Ciências e Educação Ambiental) têm desenvolvido pesquisas interdisciplinares atuado na formação de professores buscando minimizar as disparidades de qualidade de vida, qualificando profissionais da educação básica e universitária, por meio da formação inicial e permanente, imbuídos dos princípios filosóficos assumidos pela FURG e explicitado em seu Projeto Político-pedagógico. Nesse sentido, estamos empenhados em intensificar as políticas públicas de formação docente, envolvendo as licenciaturas e os alunos dos referidos programas na realidade escolar.


    O projeto busca a formação e qualificação de professores, licenciandos, mestrados e doutorandos através de um conjunto de atividades que articulam extensão, ensino e pesquisa. Assim, assumimos nas nossas ações o compromisso com a capacitação de professores para lidar com a produção cultural humana sendo imprescindível, para isso, o domínio da leitura, da escrita e das novas tecnologias da informação e comunicação; o saber trabalhar em grupo; identificar e buscar soluções responsáveis para problemas da comunidade; leitura crítica dos meios de comunicação.


    Pensamos a formação de professores conjugada a formação de uma rede de conversação que se constitui em um plano coletivo de trocas, na qual os professores, licenciandos, mestrados, doutorandos e pesquisadores expressam suas experiências de forma a se sentirem confrontados, desafiados e apoiados.  Trata-se de focar uma dimensão coletiva que não significa perda da singularidade, mas sim de potenciação da singularidade e do coletivo, ao mesmo tempo.


   Defendemos a hipótese de que a criação e manutenção de redes conversacionais virtuais que permitam a convivência, a interligação dos saberes e as trocas de experiências podem ser um caminho na direção de uma formação sustentada pela cooperação, possibilitando aos sujeitos um espaço para discussões, interações e comunicações de forma reflexiva.  Surge a oportunidade para a autoria, a troca com o outro, num processo de co-autoria que é definido quando o sujeito escolhe o caminho que quer percorrer formando, assim, sua própria rede de significação.


   A execução deste projeto estreita os laços entre a Rede Básica de Ensino e a Universidade na medida em que as atividades desenvolvidas irão propiciar uma maior interação entre os estudantes da licenciatura, mestrandos e os professores e estudantes das escolas.


   O impacto social da proposta objetiva o enfrentamento de problemas educacionais historicamente identificados na formação inicial de professores e na contribuição ao desenvolvimento da educação superior da região, bem como responder aos anseios dos professores da Rede Básica de Ensino, promovendo discussões sobre a realidade educacional e atividades de formação continuada, com a utilização de práticas inovadoras de ensino.
No âmbito do projeto são desenvolvidos os seguintes subprojetos:

 

1- Investigando a constituição de redes de conversação de professores no uso de metodologias educativas acopladas as tecnologias digitais
Responsável: Profa. Dra. Sheyla Costa Rodrigues

 

2- (Re)pensando práticas relacionadas à sexualidade na formação inicial e continuada de professores/as do ensino fundamental
Responsável: Profa. Dra. Paula Regina Costa Ribeiro

 

3- Articulação entre formação permanente de professores de ciências e desenvolvimento curricular – PIBID INSTITUCIONAL
Responsável: Maria do Carmo Galiazzi