PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID


Licenciatura em Física: desenvolvimento de atividades experimentais e computacionais, explorando a compreensão conceitual da física, dando ênfase a contextualização; aplicação das atividades desenvolvidas nas escolas de educação básica parceiras do projeto; análise da experiência docente, com convites a professores da rede básica para expor suas iniciativas para melhorar o índice de aprendizagem dos estudantes; análise de recursos didáticos disponíveis para o professor e desenvolvimento de roteiros para as práticas propostas, associando o livro didático ao Plano Nacional do Livro Didático - PNLD; iniciativas de trabalhar a física no contexto da disciplina de Ciências, no ensino fundamental, com desenvolvimento de unidades didáticas; organização e desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino médio; aplicação da unidade didática desenvolvida por estudantes do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Licenciatura em Química: desenvolvimento de atividades que envolvam problematização do planejamento da sala de aula do formador, do professor em exercício do licenciando bolsista em Rodas de Formação às quintas-feiras que envolvam a experimentação em sala de aula da educação básica, os recursos didáticos disponíveis para o professor: o livro didático pela política do PNLD e os recursos disponibilizados no Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br ); a organização e desenvolvimento e aplicação de unidades de aprendizagem para o ensino médio e/ou Ciências.

Licenciatura em Biologia: aplicação das estratégias de aprendizagem de conteúdos, de maneira a propiciar aos estudantes das escolas da rede pública a visão aplicada dos conhecimentos de Biologia de forma integrada, aproveitando os recursos dos laboratórios da FURG; desenvolvimento de material didático concreto e virtual relacionado aos conteúdos escolares, priorizando a fauna e flora que pertencem aos ecossistemas regionais.

Licenciatura em Matemática: planejamento de atividades extra-classe de acordo com as dificuldades dos estudantes; articulação dos conteúdos e conceitos com outras áreas do saber; desenvolvimento de material concreto e virtual relacionado aos conteúdos escolares; disponibilização pela Internet e pela Central de Empréstimo do Centro de Educação Ambiental Ciências e Matemática - CEAMECIM o material produzido; elaboração de oficinas envolvendo os participantes dos demais PIBID.

CIÊNCIA, UNIVERSIDADE E ESCOLA: INVESTINDO EM NOVOS TALENTOS


O projeto é financiado pela Capes e pelo Finep tem como pressuposto o desafio de contribuir para a estruturação de uma sociedade justa, harmônica e solidária e nesse sentido tem como objetivos principais: promover atividades extracurriculares a fim de tornar o conhecimento científico acessível a professores e estudantes da Educação Básica das Escolas Públicas e elaborar metodologias e materiais didáticos, visando à melhoria das condições de aprendizagem no ensino de ciências, biologia, matemática e física.


A fim de atingir os objetivos propostos, o Projeto estrutura-se nos seguintes Subprojetos:

 

SUB-PROJETO I: Problematizando e Vivenciando a Matemática do Ensino Básico, coordenado pela Profa. Dra. Débora Laurino.

SUB-PROJETO II: Experimente!!!: Atividades experimentais na Educação Básica, coordenado pela Profa. Dra. Paula Regina Costa Ribeiro.

SUB-PROJETO III: A Educação Científica contextualizando as Radiações Solares na Rede Básica de Ensino, coordenado pela Profa. Dra. Gilma Trindade.

SUB-PROJETO IV: A Educação Científica: O Ensino de Física a partir do contexto sócio-cultural e das tecnologias digitais, coordenado Pelo Prof. Msc Valmir Heckler.

SABERES DOCENTES EM DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM REDE - Observatório da Educação/CAPES

 

    O CEAMECIM, e os Programas de Pós-Graduação (Educação em Ciências e Educação Ambiental) têm desenvolvido pesquisas interdisciplinares atuado na formação de professores buscando minimizar as disparidades de qualidade de vida, qualificando profissionais da educação básica e universitária, por meio da formação inicial e permanente, imbuídos dos princípios filosóficos assumidos pela FURG e explicitado em seu Projeto Político-pedagógico. Nesse sentido, estamos empenhados em intensificar as políticas públicas de formação docente, envolvendo as licenciaturas e os alunos dos referidos programas na realidade escolar.


    O projeto busca a formação e qualificação de professores, licenciandos, mestrados e doutorandos através de um conjunto de atividades que articulam extensão, ensino e pesquisa. Assim, assumimos nas nossas ações o compromisso com a capacitação de professores para lidar com a produção cultural humana sendo imprescindível, para isso, o domínio da leitura, da escrita e das novas tecnologias da informação e comunicação; o saber trabalhar em grupo; identificar e buscar soluções responsáveis para problemas da comunidade; leitura crítica dos meios de comunicação.


    Pensamos a formação de professores conjugada a formação de uma rede de conversação que se constitui em um plano coletivo de trocas, na qual os professores, licenciandos, mestrados, doutorandos e pesquisadores expressam suas experiências de forma a se sentirem confrontados, desafiados e apoiados.  Trata-se de focar uma dimensão coletiva que não significa perda da singularidade, mas sim de potenciação da singularidade e do coletivo, ao mesmo tempo.


   Defendemos a hipótese de que a criação e manutenção de redes conversacionais virtuais que permitam a convivência, a interligação dos saberes e as trocas de experiências podem ser um caminho na direção de uma formação sustentada pela cooperação, possibilitando aos sujeitos um espaço para discussões, interações e comunicações de forma reflexiva.  Surge a oportunidade para a autoria, a troca com o outro, num processo de co-autoria que é definido quando o sujeito escolhe o caminho que quer percorrer formando, assim, sua própria rede de significação.


   A execução deste projeto estreita os laços entre a Rede Básica de Ensino e a Universidade na medida em que as atividades desenvolvidas irão propiciar uma maior interação entre os estudantes da licenciatura, mestrandos e os professores e estudantes das escolas.


   O impacto social da proposta objetiva o enfrentamento de problemas educacionais historicamente identificados na formação inicial de professores e na contribuição ao desenvolvimento da educação superior da região, bem como responder aos anseios dos professores da Rede Básica de Ensino, promovendo discussões sobre a realidade educacional e atividades de formação continuada, com a utilização de práticas inovadoras de ensino.
No âmbito do projeto são desenvolvidos os seguintes subprojetos:

 

1- Investigando a constituição de redes de conversação de professores no uso de metodologias educativas acopladas as tecnologias digitais
Responsável: Profa. Dra. Sheyla Costa Rodrigues

 

2- (Re)pensando práticas relacionadas à sexualidade na formação inicial e continuada de professores/as do ensino fundamental
Responsável: Profa. Dra. Paula Regina Costa Ribeiro

 

3- Articulação entre formação permanente de professores de ciências e desenvolvimento curricular – PIBID INSTITUCIONAL
Responsável: Maria do Carmo Galiazzi


Projetos de Extensão

 

Desenvolvendo Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática

Este projeto teve início em 1985 e, desde então, atua na elaboração de materiais didáticos atendendo as necessidades de recursos dos projetos vinculados ao CEAMECIM, bem como preparando recursos para serem colocados à disposição dos usuários na Central de Empréstimos. Uma preocupação presente é vincular os recursos elaborados com atitudes e ações orientadas por uma postura de cuidado e respeito para com o meio ambiente. Os alunos das diferentes licenciaturas que interatuam com o Centro se envolvem na pesquisa, planejamento e elaboração desses recursos, assim como na manutenção e renovação do acervo já existente. Dentre as atividades executadas podemos destacar:


• Confecção de recursos didáticos modelados com papel reciclado.

• Maquetes didáticas e pequenos animais incluídos em resina.

• Confecção de moldes de fósseis em borracha de silicone e produção de modelos a partir dos mesmos.
•Manutenção da coleção biológica.
• Manutenção da coleção de videos.

•Confecção de kits para trabalho prático-experimental.

 

Eventos em Educação Científica

Este projeto tem por objetivo organizar e/ou participar em diferentes eventos que venham a oportunizar ações de formação de professores de ciências e matemática. Este projeto constitui uma ação permanente, que vem a viabilizar aspectos de divulgação do CEAMECIM e ações de cooperação com outras instituições da comunidade. Os distintos eventos que o Centro organiza ou participa constituem uma oportunidade de encontro e trabalho com professores não só da cidade do Rio Grande, mas também de outras cidades ou estados.

 

Usando de Forma Cooperativa Recursos Didáticos de Ciências e Matemática

Este é um projeto permanente de uso cooperativo de materiais didáticos, que engloba atividades de conservação, organização, catalogação do acervo, empréstimo dos recursos e orientação em pesquisas locais. Os usuários são: alunos e professores das escolas de ensino médio e fundamental, alunos e professores da universidade e comunidade em geral. Os alunos das diferentes licenciaturas que interatuam com o CEAMECIM, se envolvem nos processos de empréstimo e orientação para uso do material.
A Central de Empréstimos disponibiliza os seguintes tipos de materiais didáticos: livros, revistas, jogos, kits experimentais, modelos anatômicos do corpo humano, coleção biológica, microscópios, reagentes de laboratório, cartazes, etc..

 

Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo

O presente projeto tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras de Ciências nas escolas. Além disso, busca colaborar na melhoria do ensino de Ciências, em conjunto com outras áreas, no nível Fundamental e Médio, através da inserção da pesquisa, experimentação e tecnologias. A Feira de Ciências é um momento onde é possível envolver o aluno em uma investigação científica, propiciando um conjunto de experiências interdisciplinares, além de envolver o corpo docente em atividades diferenciadas e integradas. Nesse sentido, o projeto pretende desenvolver atividades para execução de uma Feira no município de Rio Grande/RS, o qual possui a Universidade Federal do Rio Grande-FURG como um dos ambientes de pesquisa e formação. Dessa forma, com apoio da universidade, pretende-se elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, articulando Universidade e Escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.
Contato: feiradecienciasrg@gmail.com  

 

Divulgação científica em educação científica pelas mídias digitais
Você sabia que muito do conhecimento que temos hoje sobre o mundo é produzido dentro das universidades públicas? Por isso que nosso objetivo principal é constituir um espaço de divulgação das diferentes pesquisas sobre educação e sobre ciência produzidas na universidade. Gostaríamos que essa produção de conhecimento chegasse tanto às instituições escolares quanto a toda a comunidade externa. Para essa divulgação, confeccionamos textos curtos, podcasts, folders, flyers, vídeos curtos e outros materiais para a divulgação científica do grupo (FURG e Unicamp). Buscamos assim,  diminuir as lacunas existentes entre a pesquisa científica nacional e a comunidade externa, possibilitando combater ações anti-ciência, bem como estimular o interesse pela ciência e sua produção. Temos um blog de divulgação científica (https://www.blogs.unicamp.br/pemcie/), um canal no youtube e um podcast (Pensando com PEmCie) com muitos episódios lançados. Visite-nos!
Contato: pemciegrupodepesquisa@gmail.com 

 

Programa Arte e Matemática 
O Programa de extensão Arte e Matemática, vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram - Educação Matemática, Cultura e Tecnologia, visa a criação de possibilidades de aprendizagem por meio da metodologia interdisciplinar, buscando em um trabalho conjunto entre Escola-Comunidade-Universidade estreitar os laços entre a formação inicial e continuada de professores, alicerçado na tríade ensino, pesquisa e extensão. O Programa é composto por 5 projetos sendo eles: 1) Projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo; 2) Projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na formação inicial e continuada de professores; 3) Projeto Arte e Matemática: curtas na escola; 4) Projeto Arte e Matemática: os sons e os números, um entrelaçamento de saberes; 5) Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM. Neste conjunto de projetos são previstas ações que possibilitem a construção de espaços de discussão acerca do uso de materiais concretos para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Arte e Matemática, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos por meio da realização de oficinas pedagógicas, da proposição estudos e de cursos de formação voltados a formação inicial e continuada de professores na perspectiva interdisciplinar e da iniciação musical. O programa é destinado a professores, oficineiros, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande/RS e dos demais polos do curso de Ciências EaD da FURG; licenciandos, mestrandos e doutorandos e pesquisadores da universidade, bem como demais membros das comunidades interessados na temática. No trabalho busca-se promover ações de integralização do estudo e da curricularização da extensão em atividades que promovam a ampliação da jornada escolar e a melhoria da qualidade do ensino de Arte e de Matemática em uma perspectiva interdisciplinar.
Contato: tiago@furg.br 

 

A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?
O projeto, contemplado no âmbito da Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 -Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2022 - Abrangência Intermunicipal é vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram visa a realização de oficinas pedagógicas em quatro cidades do extremo sul do Brasil e um encontro de integração na sede da Universidade Federal do Rio Grande. Serão propostas oficinas envolvendo 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais  e estadual das cidades de Rio Grande São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, buscando constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região do extremo sul do Rio Grande do Sul para difundir ações que possibilitem um (re)pensar sobre os avanços das tecnologias digitais e a liberdade na sociedade do conhecimento ao longo dos 200 anos de independência do Brasil. Também será organizado e publicado um livro em formatos físico e digital de acesso aberto contendo relatos das experiências vividas pelos sujeitos participantes. Os livros em formato físico serão distribuídos para todas as escolas das redes públicas das cidades participantes. Com o projeto escolas, professores e estudantes terão um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência.
Contato: tiago@furg.br 

 

Mini Museu Tangram de Tecnologias
Os objetos participam de nossas histórias e também possuem suas histórias. Um livro em uma biblioteca já escutou e contribuiu em muitas escritas. Uma câmera fotográfica já registrou muitos momentos. Os objetos fazem parte de nossas vidas e ajudam a contar um pouco sobre nós. as memórias atreladas aos objetos podem constituir-se como elementos capazes de despertar sentimentos e emoções e carecem de serem compartilhadas como forma de valorização da condição humana. Neste sentido, o Projeto Mini Museu Tangram de Tecnologias vinculado as ações de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Tangram vinculado ao IMEF da FURG tem por objetivo criar um espaço de visitação promovendo a reflexão e valorização de tecnologias obsoletas doadas pela comunidade Rio-Grandina. O acervo do Mini Museu é composto por diversos objetos como por exemplo: toca discos, notebooks, fitas VHS, DVD, aparelhos celulares, Mimeógrafos, enciclopédias, discos de vinil, dentre outros materiais que poderão, recebendo o devido tratamento, contribuir para valorização da memória e contar histórias sobre a evolução das tecnologias. Por meio dos materiais pretendemos catalogar os objetos doados pela comunidade, elaborar um catálogo digital com o acervo do Mini Museu, promover ações para visitação da comunidade e elaborar estudos e pesquisas que contribuam para o conhecimento histórico das tecnologias ao longo dos anos.
Contato:  tiago@furg.br 

 

Educação Ambiental e Filosofia
O presente projeto de extensão é fruto de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF. Tal projeto visa trazer para discussão o campo da Educação Ambiental, aliado a potência do pensamento filosófico. Para isso, realiza-se cursos de formação para professores e encontros sistemáticos com alunos da Educação Básica e do Ensino Superior para discutir a respeito de crise ambiental, meio ambiente, natureza e relações humano-natureza. Trata-se de analisar diferentes discursos escolares, midiáticos, etc. que vem nos ensinando o que é crise ambiental, meio ambiente, natureza, humano e cultura. Ações ambientais como estas propostas aqui, pretendem contribuir para que os sujeitos envolvidos pensem a respeito de sua relação com o meio ambiente e compreendam a necessidade de modificarmos ações que vem degradando o Planeta. O projeto visa contribuir significativamente para que os participantes compreendam a importância de cuidarmos do espaço em que vivemos e pulverizem essas informações a outros sujeitos para que repensem suas ações ambientais no cotidiano da vida.
Responsáveis: Profa. Dra. Paula Henning e Profa. Dra. Gisele Ruiz SIlva
Contato: paula.c.henning@gmail.com 

 

Escola Promotora da Igualdade de Gênero
O projeto tem como objetivo apoiar as escolas das redes estadual e municipal da Educação Básica do Rio Grande/RS, que tenham interesse em desenvolver ações para a promoção e a reflexão acerca da igualdade e equidade dos gêneros com vistas à construção de estratégias que resultem na redução dos indicadores de desigualdades, ao mesmo tempo, em que busquem dar visibilidade ao tema. Cabe destacar que esse projeto teve início no ano de 2017 e tem promovido uma articulação efetiva entre a universidade, as escolas e as famílias dos/as estudantes que estão vinculadas às instituições escolares. Essa integração possibilita por parte dos/as professores/as, a organização de um trabalho sistemático nas escolas, fazendo, assim, que as questões de gênero e de sexualidade passem a ser compreendidas como componentes que constituem os currículos da Educação Básica. As ações sistemáticas e contínuas junto às escolas que integram o projeto, têm possibilitado a promoção de um trabalho ético e responsável com a igualdade de gênero e os direitos humanos, bem como com a inclusão de gênero nos currículos. Com isso, a equipe pedagógica e diretiva, os/as professores/as e os/as funcionários/as passam a compreender o compromisso da escola na construção de uma rede de proteção para o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. Também destacamos que o projeto vem propiciando, por intermédio das discussões tecidas sobre os gêneros, uma melhor qualidade de vida no ambiente escolar e na sociedade, não somente para as meninas, mas também para os meninos, uma vez que possibilita que elas e eles possam repensar as posições que ocupam no que diz respeito à cultura, aos sistemas de valores que a sociedade impõe para mulheres e homens.
Contato: sexualidadeescola@furg.br  

 

Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
O projeto visa contribuir com a promoção da equidade de gênero e a cidadania da população LGBT, através da produção e difusão de informações importantes à comunidade sobre as questões relativas aos gêneros e às sexualidades e promover discussões acerca dessas questões para a minimização das representações e preconceitos atribuídos às mulheres e aos sujeitos LGBT. Essa ação extensionista é direcionada aos/as estudantes da Educação Básica das escolas públicas com a proposta de que esses e essas possam, por intermédio de suas produções, apresentar seus entendimentos sobre as temáticas da Mostra, contestarem-nas e resistirem às normas de gênero e de sexualidade, que, muitas vezes, são impostas às crianças e aos adolescentes. Pretendemos, igualmente, que entendam que é preciso que lutem contra o preconceito e a violência. Assim, a Mostra Cultural constitui-se como um movimento de resistência, por meio do envio de trabalhos pelos/as estudantes. Tais produções se fazem presentes, na Mostra, nas categorias de desenhos, poesias e vídeos e discutem sobre temáticas como: combate à violência contra mulheres e homens; enfrentamento à homofobia; promoção da equidade de gênero; promoção da cidadania LGBTI+; igualdade de direitos entre homens e mulheres; discriminação dos portadores do HIV, e prevenção do HIV/Aids e do uso de drogas. A Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero possibilita a desconstrução dos modelos hegemônicos e naturalizados de se compreender e viver os gêneros e as sexualidades, sempre reafirmando o fato de que os discursos que abordam essas questões são construções sociais, históricas e culturais e que essa teia discursiva produz os sujeitos. Então, a Mostra impulsiona o questionar e o duvidar das certezas, dos discursos considerados “verdadeiros”, únicos e legítimos. Essa inciativa ajuda no entendimento de que existe uma multiplicidade de formas de se trabalhar com os gêneros e assexualidades na escola.
Contato: sexualidadeescola@furg.br 

 

Transformando Vidas
O grupo Transformando Vidas, formado em 2016, é constituído por alunos/as trans da FURG e da Educação Básica, pessoas trans da comunidade, pesquisadores/as, médicos/as, enfermeiros/as entre outros/as sujeitos/as. O grupo se constitui a partir de uma rede de apoio a pessoas transsexuais, com vistas a estabelecer relações entre diferentes profissionais que podem contribuir com aspectos relacionados à: saúde, educação, direitos, acesso à cidadania e a demais questões que permeiam a vida de sujeitos que possuem algumas demandas especificais em razão de sua identidade de gênero. Num primeiro momento do grupo emergiram determinadas discussões relacionadas à retificação do nome civil para pessoas trans, de modo que os diálogos do grupo impulsionaram o ingresso de quatro sujeitos transgêneros no judiciário pleiteando a retificação do nome e do gênero no registro civil. Esse processo de retificação do nome social foi acompanhado pelo mestrando Luís Felipe Hatje em sua pesquisa de mestrado. O grupo se reúne uma vez por mês a fim de discutir alguma pauta. Em 2022, junto com a Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades – CAID, discutimos sobre o Processo Seletivo Específico para o ingresso de pessoas trans.
Contato: sexualidadeescola@furg.br

 

Transjuventudes
O grupo Transjuventudes surgiu a partir da necessidade de auxiliar adolescentes trans, travestis e não binários a navegar a transição de forma mais tranquila e segura, pensando em questões educacionais, familiares, jurídicas, físicas e psicológicas. O grupo é organizado pelos/as estudantes e ativistas trans, além de profissionais da educação e do direito vinculado ao Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola-Gese e ao Transformando Vidas. Os encontros acontecem uma vez por mês de forma on-line e jovens de várias cidades do Brasil têm participado. O trabalho de parceria com as escolas possibilitou que o Gese percebesse que essas discussões sobre os gêneros e sexualidades não ficavam restritas somente a escola, mas que as famílias também têm necessidade de conversar sobre essas questões, suas dúvidas, medos, inseguranças e expectativas, ao vivenciarem, enquanto pais, responsáveis e/ou cuidadores/as o convívio com entes familiares lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTI+). Além disso, o Projeto Transformando Vidas também possibilitou que o grupo construísse essa percepção, já que os/as sujeitos que participavam do Transformando Vidas narravam suas vivências e experiências com os familiares e, muitas vezes, apontavam o desejo dos seus pais, tios, irmãos, entre outros integrantes da família em compreender essas outras formas de produzir e viver o gênero e sexualidade. Assim então emerge o Projeto Famílias e Diferenças que tem como proposta compartilhar informações, experiências, conhecimentos com famílias e/ou entes familiares LGBTI+. Para esse diálogo acontecem encontros mensais nos quais os/as familiares que integram o projeto compartilham suas experiências. Esse movimento não se caracteriza enquanto um grupo de autoajuda ou algo parecido a essa proposição. No entanto, no processo de contar e ouvir histórias os sujeitos vão tendo a possibilidade de repensar seus entendimentos, sentidos e significados, ao mesmo tempo em que se colocam no lugar do/a outro/a que está se constituindo enquanto um sujeito LGBTI+ e/ou de um familiar que está vivência situações semelhantes as suas. Sendo assim, é um movimento de compartilhar vivências que tem possibilitado a produção de algumas experiências.
Contato: sexualidadeescola@furg.br

 

Vamos RefleQUEER?
O Projeto Vamos RefleQUEER? tem como proposta produzir uma série de vinhetas que vão abordar temáticas como: o que é a sigla LGBTI+, nome social, banheiros, nome social, diário/caderno de chamada, família, sala de aula entre tantos outros temas. A reflexão é uma ação ou efeito de refletir(-se), de pensar o próprio pensamento, um ato do conhecimento que se volta sobre si. O queer, enquanto modo teórico-filosófico adotado por parte da comunidade LGBTI+ busca subverter a norma e buscar formas que fujam de limites impostos a todas as individualidades. RefleQUEER é, portanto, o ato de colocar em discussão o próprio pensamento, levando em conta as formas fixas e os modos de produzir deslocamentos e novas possibilidades diante inclusive da facilidade simplista de respostas nem sempre tão óbvias.
Contato: sexualidadeescola@furg.br 

 

Rede de saberes na Educação Estatística: conexão entre a escola, universidade e comunidade
Este projeto visa subsidiar o desenvolvimento profissional dos professores que ensinam Estatística na Educação Básica. Fundamentado na base do conhecimento proposta por Lee Shulman, serão desenvolvidas, em parceria com os professores da educação básica, atividades que promovam a interdisciplinaridade por meio de materiais didáticos e projetos integradores, visando dar sentido e significado às informações estatísticas. Essas atividades também tem por finalidade salientar a importância do conhecimento do contexto e do desenvolvimento da capacidade de formular questões críticas para que assim, os professores possam contribuir na formação de estudantes capazes de tomar decisões com base em princípios éticos, solidários em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e da sociedade.
Contato: suzisama@furg.br

 

Formação científica e tecnológica na Educação Básica por meio de projetos interdisciplinaridades: saberes e diálogos entre universidade e escola

É um projeto de pesquisa com ação de extensão. Uma das ações deste projeto visa promover grupos de discussão com professores da educação básica, professores do ensino superior, alunos da graduação e da pós-graduação. Nesses grupos as diversidades e diferenças entre as áreas do conhecimento, cujas práticas e discurso científicos se integram e cooperam, podem promover reflexões a partir do diálogo com outros colegas de forma promover a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, a produção de conhecimento e a formação científica e tecnológica dos estudantes.

Contato: suzisama@furg.br 

 

REDES DE SABERES NA MATEMÁTICA E NA INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS:

ESCOLA E UNIVERSIDADE EM CONEXÃO

Este projeto se configura como uma investigação-ação que procura criar uma rede de cooperação entre a universidade e a escola. Concentra-se nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática, objetivando contribuir para a qualificação das práticas e abordagens metodológicas realizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como foco de estudo, foram selecionadas as escolas do município de Rio Grande que apresentaram os maiores e menores desempenhos no IDEB. As ações articuladas se dirigem na troca de saberes entre essas escolas e professores através de redes de cooperação na qual partilham as boas práticas e modelos de gestão existentes. O projeto já realizou seminários de discussão, visitas guiadas de estudantes dos anos iniciais na universidade, a inserção de estudantes de mestrado, doutorado e graduação na rotina escolar, bem como rodas de formação com professores da rede pública, cursos de extensão, atividades de pesquisa, etc. Foram produzidos artigos para revistas científicas nas áreas de Ensino de Ciências e Matemáticas, participação em eventos nacionais e internacionais. Destacam-se como principais temáticas destas produções as discussões sobre os materiais pedagógicos no Ensino de Matemática, os Projetos de Aprendizagem no Ensino de Ciências e a organização e gestão dos Conselhos Escolares.

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