PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID


Licenciatura em Física: desenvolvimento de atividades experimentais e computacionais, explorando a compreensão conceitual da física, dando ênfase a contextualização; aplicação das atividades desenvolvidas nas escolas de educação básica parceiras do projeto; análise da experiência docente, com convites a professores da rede básica para expor suas iniciativas para melhorar o índice de aprendizagem dos estudantes; análise de recursos didáticos disponíveis para o professor e desenvolvimento de roteiros para as práticas propostas, associando o livro didático ao Plano Nacional do Livro Didático - PNLD; iniciativas de trabalhar a física no contexto da disciplina de Ciências, no ensino fundamental, com desenvolvimento de unidades didáticas; organização e desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino médio; aplicação da unidade didática desenvolvida por estudantes do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Licenciatura em Química: desenvolvimento de atividades que envolvam problematização do planejamento da sala de aula do formador, do professor em exercício do licenciando bolsista em Rodas de Formação às quintas-feiras que envolvam a experimentação em sala de aula da educação básica, os recursos didáticos disponíveis para o professor: o livro didático pela política do PNLD e os recursos disponibilizados no Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br ); a organização e desenvolvimento e aplicação de unidades de aprendizagem para o ensino médio e/ou Ciências.

Licenciatura em Biologia: aplicação das estratégias de aprendizagem de conteúdos, de maneira a propiciar aos estudantes das escolas da rede pública a visão aplicada dos conhecimentos de Biologia de forma integrada, aproveitando os recursos dos laboratórios da FURG; desenvolvimento de material didático concreto e virtual relacionado aos conteúdos escolares, priorizando a fauna e flora que pertencem aos ecossistemas regionais.

Licenciatura em Matemática: planejamento de atividades extra-classe de acordo com as dificuldades dos estudantes; articulação dos conteúdos e conceitos com outras áreas do saber; desenvolvimento de material concreto e virtual relacionado aos conteúdos escolares; disponibilização pela Internet e pela Central de Empréstimo do Centro de Educação Ambiental Ciências e Matemática - CEAMECIM o material produzido; elaboração de oficinas envolvendo os participantes dos demais PIBID.

SEXUALIDADE E ESCOLA: DISCUTINDO A DIVERSIDADE SEXUAL, O ENFRENTAMENTO AO SEXISMO E A HOMOPHOBIA

 

    A Universidade Federal do Rio Grande, através do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, objetivando problematizar as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades com profissionais da educação da rede pública da região sul do estado do Rio Grande do Sul, a fim de que os mesmos possam trabalhar com a diversidade sexual, a eqüidade de gênero, o enfrentamento ao sexismo e as formas de discriminação e de violência contra as mulheres, gays, lésbicas, transgêneros, e a defesa dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de jovens e adolescentes, viabilizará um curso presencial para  profissionais da educação.

EVENTOS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

 

    Este projeto tem por objetivo organizar e/ou participar em diferentes eventos que venham a oportunizar ações de formação de professores de ciências e matemática. Este projeto constitui uma ação permanente, que vem a viabilizar aspectos de divulgação do CEAMECIM e ações de cooperação com outras instituições da comunidade. Os distintos eventos que o Centro organiza ou participa constituem uma oportunidade de encontro e trabalho com professores não só da cidade do Rio Grande, mas também de outras cidades ou estados.

DESENVOLVENDO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


    Este projeto teve início em 1985 e, desde então, atua na elaboração de materiais didáticos atendendo as necessidades de recursos dos projetos vinculados ao CEAMECIM, bem como preparando recursos para serem colocados à disposição dos usuários na Central de Empréstimos. Uma preocupação presente é vincular os recursos elaborados com atitudes e ações orientadas por uma postura de cuidado e respeito para com o meio ambiente. Os alunos das diferentes licenciaturas que interatuam com o Centro se envolvem na pesquisa, planejamento e elaboração desses recursos, assim como na manutenção e renovação do acervo já existente. Dentre as atividades executadas podemos destacar:

• Confecção de recursos didáticos modelados com papel reciclado.

• Maquetes didáticas e pequenos animais incluídos em resina.

• Confecção de moldes de fósseis em borracha de silicone e produção de modelos a partir dos mesmos.
 •Manutenção da coleção biológica.
• Manutenção da coleção de videos.

•Confecção de kits para trabalho prático-experimental.

USANDO DE FORMA COOPERATIVA RECURSOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


    Este é um projeto permanente de uso cooperativo de materiais didáticos, que engloba atividades de conservação, organização, catalogação do acervo, empréstimo dos recursos e orientação em pesquisas locais. Os usuários são: alunos e professores das escolas de ensino médio e fundamental, alunos e professores da universidade e comunidade em geral. Os alunos das diferentes licenciaturas que interatuam com o CEAMECIM, se envolvem nos processos de empréstimo e orientação para uso do material.
A Central de Empréstimos disponibiliza os seguintes tipos de materiais didáticos: livros, revistas, jogos, kits experimentais, modelos anatômicos do corpo humano, coleção biológica, microscópios, reagentes de laboratório, cartazes, etc..

Subcategorias