PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID


Licenciatura em Física: desenvolvimento de atividades experimentais e computacionais, explorando a compreensão conceitual da física, dando ênfase a contextualização; aplicação das atividades desenvolvidas nas escolas de educação básica parceiras do projeto; análise da experiência docente, com convites a professores da rede básica para expor suas iniciativas para melhorar o índice de aprendizagem dos estudantes; análise de recursos didáticos disponíveis para o professor e desenvolvimento de roteiros para as práticas propostas, associando o livro didático ao Plano Nacional do Livro Didático - PNLD; iniciativas de trabalhar a física no contexto da disciplina de Ciências, no ensino fundamental, com desenvolvimento de unidades didáticas; organização e desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino médio; aplicação da unidade didática desenvolvida por estudantes do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Licenciatura em Química: desenvolvimento de atividades que envolvam problematização do planejamento da sala de aula do formador, do professor em exercício do licenciando bolsista em Rodas de Formação às quintas-feiras que envolvam a experimentação em sala de aula da educação básica, os recursos didáticos disponíveis para o professor: o livro didático pela política do PNLD e os recursos disponibilizados no Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br ); a organização e desenvolvimento e aplicação de unidades de aprendizagem para o ensino médio e/ou Ciências.

Licenciatura em Biologia: aplicação das estratégias de aprendizagem de conteúdos, de maneira a propiciar aos estudantes das escolas da rede pública a visão aplicada dos conhecimentos de Biologia de forma integrada, aproveitando os recursos dos laboratórios da FURG; desenvolvimento de material didático concreto e virtual relacionado aos conteúdos escolares, priorizando a fauna e flora que pertencem aos ecossistemas regionais.

Licenciatura em Matemática: planejamento de atividades extra-classe de acordo com as dificuldades dos estudantes; articulação dos conteúdos e conceitos com outras áreas do saber; desenvolvimento de material concreto e virtual relacionado aos conteúdos escolares; disponibilização pela Internet e pela Central de Empréstimo do Centro de Educação Ambiental Ciências e Matemática - CEAMECIM o material produzido; elaboração de oficinas envolvendo os participantes dos demais PIBID.